O mundo da gastronomia (a prática ou arte de escolher, cozinhar e comer boa comida) foi drasticamente transformado pelo avanço das redes sociais. Elas nos permite compartilhar fotos, vídeos e comentários com nossas famílias, amigos e seguidores. Não mais paramos, falamos, telefonamos ou recomendamos. Apenas compartilhamos nossas experiências, sejam em uma restaurante gourmet, na hamburgueria, andando pela rua lambendo um delicioso sorvete artesanal ou tentando decidir qual rosquinha você deve pedir na doceria “Mais quente” da cidade. E pronto ! La vem um monte de curtidas, comentários perguntando onde, o que, quanto… Dezenas e dezenas de pessoas doidas para experimentar o mesmo que você.

Quando pensamos em redes sociais, a maioria das pessoas pensa “Facebook”. Mas na verdade a primeira rede social estreou 6 anos antes. Foi o chamado “Six Degrees”. O Facebook foi lançado em 2003, originalmente como uma maneira de os estudantes da Universidade de Harvard se conhecerem e se juntarem a clubes e fraternidades. Ele cresceu rapidamente devido à facilidade de uso e ao botão “curtir”. Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas usam o site diariamente.

Em 2006, o mundo foi apresentado ao Twitter. E o que de fato revolucionou o uso das redes sociais, foram os smartphones em 2007-2008. Isso tornou possível ter sua rede social sempre disponível, não importa onde você esteja. E com a chegada do Instagram e Snapchat, todas as suas fotos e vídeos favoritos podem ser compartilhados, no mesmo instante que você curte algo sozinho ou com amigos, família, namoro…

O Pew Research Center, que é um “tanque de fatos” americano apartidário, fornece informações sobre questões sociais, opinião pública e tendências demográficas, e tem monitorado o uso de mídia social do público americano desde 2005. De acordo com seu site, atualmente 69% do população americana usa mídia social. Isso é aproximadamente 7 de cada 10 pessoas na América. E no Brasil não está muito diferente.

Os dias do crítico ou revistas e guias de restaurantes hoje são coisas do passado. Agora podemos ver fotos do que nossos amigos estão comendo e ler seus comentários. E existem inúmeros sites on-line para a leitura de avaliações de outras pessoas sobre a qualidade dos alimentos, o ambiente, o serviço e a limpeza de um estabelecimento. E o melhor de tudo, não temos apenas palavras, temos imagens. Isso mantém os cozinheiros “na ponta dos pés” com cada prato que sai da cozinha, que tem que ser perfeito, porque milhões de pessoas estão vendo tudo online e é claro, se gostamos do que vemos, queremos. E com as redes sociais, ainda podemos fazer reservas, pedir, consultar preços e muito mais direto de nossos dispositivos móveis.

Facebook, Instagram? Quais redes sociais devo cuidar

Não existe receita de bolo pronta. Cada negócio tem seu público e cada público usa diferentes redes sociais e de formas diferentes. Por exemplo, dependendo de sexo, idade, renda e local, seu público pode utilizar mais o Google, Google Places, Facebook, Instagram, The Fork, TripAdvisor para fazer um check-in, ou o Facebook ou Instagram para o mesmo intuito. Da mesma forma uma avaliação negativa pode estar no Google Places, Facebook, TripAdvisor e é importante você interagir com isso. Por outro lado, fotos positivas ou negativas podem ter sido postadas no Intagram, Facebook, Google, Blog, Places… Enfim, cada caso é um caso.

Uma rápida noção quanto estratégias:

Muitas vezes vemos e fazemos planejamento para atuar mais em uma rede social dependendo do local ou época do ano, sabendo que existem mais turistas nessa época e turistas tendem a usar mais uma rede X ou Y. Por outro lado, fazemos propaganda paga com vídeos ou imagens em épocas diferentes para públicos diferentes conseguindo maior resultado, e ainda implementamos chatbots com respostas utilizando Inteligência Artificial para cuidar dos seus clientes ou interessados 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Impulsionamento:

Vale a pena fazer impulsionamento pago? Sim e não. Sempre lembre da perspectiva quando ao planejamento e ai pense em “o que, para quem, quando, onde e por que” impulsionar. Além disso é importante, dentro dos momentos específicos (quando), verificar o retorno quanto a públicos específicos (quem) e adequar o perfil de público para maximizar a conversão de clientes. Muitas vezes likes não importa, outras vezes like pode ser importante; como por exemplo em uma estratégia de atingir um determinado numero de likes primeiro, para depois direcionar a campanha para públicos de maior poder aquisitivo, ou em locais específicos, com o objetivo de gerar vendas diretas, leads, reservas e outros. Pense tudo isso visando um retorno em vendas, que você pode mensurar por check-in, leads e ou atendimento por mensagens e chatbot, ligações telefônicas e outras vezes o próprio aumento de vendas no PDV (ponto de venda) alguns dias depois do final da campanha.

Outra coisa importante é quanto ao o que impulsionar. Muitas vezes você vai ver o Facebook ou Instagram sugerir impulsionar um post baseado na quantidade de curtidas que teve dizendo “publicação com desempenho 70% maior”. Não caia nessa por diversos motivos, entre eles porque não é porque o post gera likes que ele pode gerar vendas, mas também porque isso não quer dizer que esse post é melhor do que outros. Nas imagens a direita deixamos dois exemplos, o primeiro um post com muito engajamento orgânico e like e o segundo com menos envolvimento mas com essa sugestão de impulsionar. Mas acima de tudo, porque o segredo da publicidade paga ter retorno está na estratégia e não na quantidade de likes que tem.

Resumo

A comida certamente estará bem perto de nós para sempre, novos chefs, bares, restaurantes, pizzarias. Negócios cheios de talento concorrendo fortemente. Graças as redes social, descartamos ou incluímos cada novo restaurante em nosso roteiro e a forma com que empresário planeja e investe em profissionais de marketing especializados em redes sociais e gastronomia, podem definir o sucesso ou fracasso do seu negócio. Por tanto, fique atento e tenha sempre a assessoria de uma equipe competente para lhe ajudar.

Case da DAD Propaganda

@dadpropaganda tem muita experiência em design, marketing, propaganda, internet e TV. Por outro lado, aqui na equipe temos uma paixão por gastronomia que vem de família. Então quando se trata de marketing gastronômico, imagina o que acontece quando junta tudo isso, o conhecimento e know-how em marketing + alma gastronômica. Só pode ter algum exemplo de sucesso certo? A exemplo disso, temos o Varanda Restaurante, que cuidamos do marketing 360, incluindo propaganda, redação, mídia, fotografia, design..

Resultados em 3 anos (2015-2018)
Instagram: Crescimento de 100 vezes no número de seguidores.
Facebook: Crescimento de 8,5 vezes no número de seguidores.
Google: Crescimento de 370% nas consultas, ligações telefônicas e check-in
TripAdvisor: Crescimento de 100% no posicionamento local
Vendas Efetivas: Crescimento de 30% nos 3 primeiros meses + taxa média de crescimento de 1,86% ao mês.

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